segunda-feira, 18 de maio de 2015

Obtendo qualidade de som: básicos para uma boa mixagem

Um dos principais desafios ao produzir música eletrônica é o da qualidade sonora. É muito fácil que o nosso som soe amador: falta de corpo, de brilho, de definição, etc. Quero trazer nesse blog uma série de conceitos que podem ajudar quem estiver produzindo a atingir um som de qualidade profissional. Para muitos isso será novidade, para outros, algo muito óbvio mas que sempre vale a pena ser recordado. Começo por falar algumas coisas sobre mixagem. 


Estou chamando de mixagem o processo de juntar todos os canais da sua música em um único, o Master. Mixar é diferente de masterizar. Mixar envolve os efeitos, controles de volume e de timbre que vamos atribuir a cada canal para que o conjunto de todos os canais possa soar bem. Masterizar é trabalhar com o resultado da mixagem, algo que abordarei em outra oportunidade. Vamos às dicas sobre mixagem:


#1 Se a escolha dos instrumentos for ruim, a mixagem não fará milagres.

Não adianta. Os sons que você escolher para a sua música precisam ter uma função cada um. É melhor fazer uma música com poucos instrumentos, mas cada um com o seu papel muito bem definido do que lotar o seu estúdio com vários instrumentos redundantes. 

Procure que cada instrumento ocupe sua faixa no espectro de frequências do som. Escolha instrumentos que tenham uma faixa bem definida nesse espectro. Para ajudar nisso, existe essa famosa tabela para referência:


Leve em conta, também, que cada nota que o instrumento toca vai ocupar um pedaço diferente do espectro. Tenha isso em conta na hora de compor o que cada instrumento vai tocar: não adianta nada ter instrumentos com faixas potencialmente diferentes que tocam suas frases nas mesmas frequências. 

#2 Capriche na equalização de cada instrumento

Equalizar um instrumento serve para basicamente duas coisas:
  • Acentuar a função do instrumento na música, dando destaque à faixa de frequência que ele deve ocupar.
  • Tirar o destaque das frequências que o instrumento não deve ocupar.
A melhor forma de acentuar uma faixa de frequência é diminuir o volume das outras faixas. O ouvido humano se agrada mais com a ausência do que com o excesso. 

Não corte simplesmente as frequências que o instrumento não deve ocupar. Isso pode prejudicar o caráter do som. Deixe-as num volume que não afete o destaque dos outros instrumentos, simplesmente. 

#3 Destaque as batidas com compressão paralela

Ao invés de aumentar o volume das suas batidas de forma que elas fiquem estouradas, mande as a um canal paralelo e aplique compressão. Esse canal com a compressão será responsável pelo encorpar da batida e o canal sem a compressão dará a dinâmica. 

#4 Não esqueça do balanço (panning) de cada canal

Da mesma forma que cada instrumento deve ter um lugar no espectro de frequências da sua música, o som stereo pede que cada instrumento ocupe seu lugar no espaço sonoro. Para isso é importante garantir que:

  • O essencial da batida, principalmente o kick, seja mono. Dessa forma, ocupará o centro do espaço sonoro. 
  • Efeitos que interferem no espaço sonoro, como o reverb e o delay, estejam coordenados em cada instrumento. 

#5 Pequenos ajustes constroem um grande som

Mantenha seus ajustes pequenos, no essencial. A combinação desses pequenos ajustes é o que garante a boa qualidade do som final, que deve ser orgânico. 

Tentar resolver seus problemas com um efeito milagroso (limitadores, compressores multibanda, etc.) pode deixar seu som artificial e sem dinâmica. 

#6 O volume final deve ser baixo

O que se busca numa mixagem é o preenchimento de todas as faixas de frequência, o que quer dizer um som encorpado e rico. Isso é muito diferente de um alto nível de decibéis, o que você deve evitar a todo custo. 

Procure deixar o volume no canal master ter seu pico em até 75% da faixa aceitável (sem clipar). Isso dá espaço para o trabalho de masterização. 

Uma boa música comove mesmo com o volume baixo!

Acho que por enquanto é só! Por favor, comentem caso tenham dúvidas, ou coisas a acrescentar!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário