quinta-feira, 21 de maio de 2015

5 dicas para produzir com eficiência

Produzir música eletrônica envolve tanto o lado da composição musical como o lado técnico de engenharia de audio. A complexidade dessa tarefa pode fazer com que apareçam uma série de fantasmas quando estamos tentando fazer um som: a falta de inspiração, a falta daquele timbre que eu gostaria, a má qualidade geral do som, o ter uma ideia legal e não conseguir desenvolver mais do que algumas batidas, etc. etc. e etc. Pensando nisso, trago aqui 5 dicas de eficiência na produção que podem mandar embora vários desses fantasmas.

#1 Crie uma pasta/lista de samples e presets interessantes

Sempre que você estiver navegando entre os teus samples e presets e achar alguma coisa interessante, dê um jeito de guardar essa informação. Pode ser criando uma pasta de "Sons legais", ou fazendo uma lista em algum lugar. O importante é que ter um lugar mais objetivo onde procurar sons que possam te inspirar. 

Tente dar nomes a esses sons de funções que eles podem ter na música: "baixo ideal para dubstep", "pad para um som mais sombrio", "synth legal para harpejos", etc. 

Uma boa organização desses sons pode te livrar muito facilmente do fantasma da falta de inspiração. 

#2 Comece pelo essencial 

Cada estilo de música eletrônica tem uma característica essencial e é ela que você deve trabalhar em primeiro lugar. Veja os exemplos:

House e Techno: São estilos em que o groove é muito valorizado. Vale a pena começar a ter ideias para a música toda fazendo uma batida bem cativante e uma boa linha de baixo.

Trance e Prog: Comece pensando nos acordes e na melodia central. A idéia é que toda a música chegue no clímax, onde esses acordes e essa melodia estão sendo tocados em sua forma mais completa. 

Drum and Bass, Dubstep, etc.: Linhas de baixo. Construa linhas de baixo interessantes e molde a batida em torno delas.

Claro que você não precisa seguir a risca isso. O essencial é que você reconheça um aspecto-chave no estilo de música que você estiver produzindo. Algo por onde você possa começar tranquilo, sabendo que o resto girará em torno disso.  

#3 Planeje a estrutura da música

Uma vez que você tem a parte central da sua composição já pronta, pense em como a música pode se desenrolar a partir dela. Faça, então, a estrutura da música.

Os programas têm recursos diferentes para estruturar a música: o Ableton Live tem os locators no modo arranjo e as cenas no modo live,  o FL Studio tem os padrões, o Reason tem os blocos. Caso você não se habitue os recursos de estruturação do software que você usa, você pode usar o bom e velho papel e caneta (ou lápis, lapiseira, giz de cera...), ou mesmo um arquivo no bloco de notas. 

O importante é planejar em que momento da música diferentes elementos vão entrando ou coisas vão mudando, formando algo com começo, meio e fim. Cada estilo de música tem uma estrutura típica, mas você não precisa se prender a isso: apenas saiba, antes de começar a desenvolver cada parte da sua música, quais você deve desenvolver e onde cada uma delas deve encaixar. 

#4 Faça arranjos que tornem o som "denso"

As bandas de frequência do seu som devem ser preenchidas sabiamente e de acordo com os objetivos da sua música. Não pode ficar nada sobrando e nem faltando. 

Um bom jeito de conseguir um som denso e completo é orientar pelo espectro as melodias auxiliares, as ambiências e tudo o que não for parte do essencial da sua música. Isso é dizer: só adicione um instrumento novo (ou uma frase nova) se isso for preencher um espaço que está fazendo falta para deixar o seu som denso. Não coloque coisas que vão deixar tudo confuso. (Ver o post sobre mixagem

O prêmio para quem pensa na densidade do som na hora de produzir é uma mixagem e masterização mais simples, só precisando fazer um ajuste ou outro. Um bom jeito de acabar com o fantasma da má qualidade sonora. 

#5 Sinta-se à vontade para não cumprir nada disso

Essas dicas servem para ajudar e não para bloquear aqueles que têm um método diferente e que funciona. Você não precisa seguir nada do que te falam se você já descobriu um jeito de fazer coisas legais e que soem bem. Apenas tenha uma razão por trás das tuas escolhas e saiba onde procurar ajuda para aquilo que ainda não sabe fazer. 

Se alguém tiver outras dicas de como produzir de maneira eficiente, deixe um comentário! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário